Dr. Gustavo de Oliveira Mota - Urologista

Titular da Sociedade Brasileira de Urologia

CRM-SC: 18.530 - RQE: 10.267

Fone: (47) 2033.7737 - 3261.6880 // email: gustavomota@urocentersc.com.br

©2019 by DISFUNÇÕES MICCIONAIS. Proudly created with Wix.com

TRATAMENTO CIRÚRGICO DA INCONTINÊNCIA

URINÁRIA DE ESFORÇO: SLINGS

Adaptado de uroweb.org

A cirurgia para colocação de fita suburetral ou SLING de uretra média é o tratamento cirúrgico padrão para a incontinência urinária de esforço na mulher. Os SLING's são colocados abaixo da uretra com o objetivo de recompor o suporte antes provido pelo ligamento pubo-uretral.

Os SLING's podem ser sintéticos, feitos de tecido humano ou animal, e podem  variar em comprimento e largura. O tipo recomendado para cada paciente depende da cada caso em particular e das suas necessidades. A experiência do cirurgião também é importante para a cirurgia e a escolha do método.

Quando devo considerar o tratamento cirúrgico com o uso de um SLING ?

 

Este procedimento é o mais utilizado no tratamento da Incontinência Urinária de Esforço no sexo feminino. Quando bem indicado e bem realizado, promove bons e duradouros resultados. Sempre devemos considerar que normalmente os SLING's estão sendo posicionados em pacientes com a musculatura pélvica já enfraquecida, e cuidados pré e pós-operatórios são muito importantes (como em quaisquer cirurgias).

 

IMPORTANTE:  O tratamento com SLING é um procedimento cirúrgico, e assim encerra riscos e cuidados que somente o seu cirurgião poderá te esclarecer.

Figura - modelo de SLING de uretra média TRANSOBTURATÓRIO.

fonte: uroweb.org (EAU)

Figura - modelo de SLING de uretra média RETROPÚBICO.

fonte: uroweb.org (EAU)