Dr. Gustavo de Oliveira Mota - Urologista

Titular da Sociedade Brasileira de Urologia

CRM-SC: 18.530 - RQE: 10.267

Fone: (47) 2033.7737 - 3261.6880 // email: gustavomota@urocentersc.com.br

©2019 by DISFUNÇÕES MICCIONAIS. Proudly created with Wix.com

Fonte: texto traduzido e adaptado da Clínica Mayo, USA - www.mayoclinic.org

VISÃO GERAL

 

A hiperplasia benigna da próstata (HBP)  é uma condição comum à medida que os homens envelhecem, especialmente após os 50 anos de idade. O aumento da próstata pode causar sintomas urinários desconfortáveis, como a dificuldade de urinar, aumento da frequência urinária e incontinência urinária. Também pode causar problemas sérios na bexiga ou nos rins.

CAUSAS

A próstata está localizada abaixo da bexiga. O tubo que transporta a urina da bexiga para fora do pênis é chamado de URETRA e ela passa pelo centro da próstata. Assim, o aumento da próstata pode dificultar ou mesmo bloquear o fluxo de urina pela uretra.

 

A maioria dos homens apresenta um crescimento progressivo e paulatino da próstata ao longo da vida. Em alguns deles, o crescimento prostático  é suficiente para causar sintomas urinários ou bloquear significativamente o fluxo de urina. Não está totalmente claro os motivos promotores do crescimento da próstata, no entanto assume-se que a testosterona tem papel central neste processo, sendo o desequilíbrio hormonal a principal causa.

 

Fatores de risco

 

1) Envelhecimento: O aumento da próstata raramente causa sinais e sintomas em homens com menos de 40 anos. Aos 60 anos, 30% dos homens pode apresentar sintomas moderados a graves, e este número aumenta para 50% aos 80 anos de idade.

 

2) História familiar: Ter um parente de primeiro grau como um pai ou um irmão com problemas de próstata significa que você tem mais chances de ter o mesmo problema.

 

3) Diabetes e doença cardíaca: Estudos mostram que diabetes, assim como doenças cardíacas e uso de betabloqueadores podem aumentar o risco de HBP.

 

4) Estilo de vida:  A obesidade aumenta o risco de HBP, enquanto o exercício pode diminuir o risco.

SINTOMAS

A severidade dos sintomas em pessoas com HPB é variável,  mas os sintomas tendem a piorar gradualmente com o tempo. Os sinais e sintomas comuns da HBP incluem:

 

- Necessidade freqüente ou urgente de urinar;

- Aumento da frequência de micção à noite (noctúria);

- Dificuldade em iniciar a micção;

- Jato urinário fraco (fluxo miccional lento);

- Sensação de incapacidade de esvaziar completamente a bexiga;

 

Outros sintomas, menos comuns: 

- Infecção do trato urinário;

- Retenção urinária necessitando o uso de sonda para esvaziar a bexiga;

- Sangue na urina;

- Prostatite (inflamação da próstata);

 

O tamanho da sua próstata não determina necessariamente a gravidade dos seus sintomas. Alguns homens com próstata levemente aumentada podem ter sintomas significativos, enquanto outros homens com próstata muito aumentada podem ter apenas sintomas urinários menores. Em alguns pacientes, os sintomas podem ficar estáveis por muitos anos.

 

TRATAMENTO

 

Existem vários tratamentos eficazes para o aumento da próstata, incluindo medicamentos, terapias minimamente invasivas e cirurgia. Para escolher a melhor opção, você e seu médico considerarão seus sintomas, o tamanho de sua próstata, outras condições de saúde que você possa ter e suas preferências.